quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

EMATER inicia a distribuição de sementes de milho BR-106 para agricultura familiar no sul do Pará

O Governo de Estado do Pará através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) (Secretario HIdelgardo Nunes) disponibilizou 03 toneladas (três mil quilos) de sementes de milho da variedade BR-106 para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) Regional de Conceição do Araguaia (Supervisor Genivaldo Reis dos Santos).  
Aristides Luiz de Paiva Lima, Coordenador da EMATER/XINGUARA, explica que as sementes serão distribuídas para os escritórios da EMATER nos 15 munícios da região sul do Pará, para serem doadas aos produtores da Agricultura Familiar.
De acordo com o órgão estadual, as sementes BR-106 são certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com tolerância ao acamamento, e ao quebramento e com uma produtividade média de 5.500 KG por alqueire. Tem rusticidade e ampla adaptabilidade de cultivar as diversas condições climáticas encontradas no estado do Pará e em todas as regiões do país. 
O milho BR-106 tem um florescimento aos 65 dias após o plantio, maduração aos 130 dias aproximadamente, com altura da planta de 2.40 cm e da espiga de 1.35 cm.

A Coordenação da EMATER explica que a semente BR-106 é para servir como multiplicador da variedade em cada município, onde o produtor poderá armazenar sua semente de forma adequada para plantio do ano seguinte. (Luiz Pereira com informações da EMATER/XINGUARA)