sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

I Expedição Tocantins Xingu: Autoridades percorrem estrada vicinal que liga Marabá e São Felix do Xingu

As autoridades conheceram as dificuldades da região.
No final da tarde de terça-feira (22), foi concluída a I Expedição Tocantins-Xingu que percorreu, por dois dias, em quatro caminhonetes traçadas, a estrada vicinal que liga Marabá a São Félix do Xingu.
A comitiva foi formada pelo Secretário Estadual de Transportes, Kleber Menezes, Deputado Estadual Miro Sanova (PDT), Engenheiro Jorge Andrade (Setran-Marabá), presidente da Câmara de São Félix do Xingu, vereador Silvio Alves Coelho (PDT), além de outros vereadores e assessores.
As estradas são as piores possíveis.
A viagem histórica foi iniciada na segunda-feira (20) em Marabá, tendo como objetivo, a verificação in loco da viabilidade técnica e econômica para a estadualização da estrada que dá acesso do interior de São Félix do Xingu a Marabá.
Na localidade de Cruzeiro do Sul (Quatro Bocas) a comitiva almoçou na residência do casal Ronaldo e Rosirene, representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Cruzeiro do Sul. No almoço a
Comitiva que percorreu a estrada.
comitiva ouviu dos comerciantes, produtores e moradores das localidades as dificuldades impostas pelo rigoroso inverno, e a precariedade da estrada que vem sendo mantida pelas prefeituras dos municípios de Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento e São Félix do Xingu com apoio de produtores rurais.
A comitiva pernoitou na segunda-feira (21), nos distritos de Sudoeste e Lindoeste, participando de reuniões com os moradores.  Aulas na localidade e em outras regiões do município foram suspensas temporariamente devido ao intenso inverno.
O Secretário de Transportes, Kleber Menezes, que veio pilotando uma caminhonete da Setran na expedição, destacou a geração de emprego e renda dos produtores locais, afirmando que a estadualização da estrada irá fortalecer as vilas e distritos no entorno da estrada.

A I Expedição Tocantins-Xingu passou pelas vilas e distritos; Santa Fé, Três Poderes, Panelinha, Capistrano de Abreu, São Pedro, Quatro Bocas, Plano Dourado, Novo Oeste, Lindoeste, Sudoeste, Cascalheira, São Francisco, Teilândia e Tancredo Neves. (Otavio Araújo)